Em um comunicado divulgado na última quarta-feira, o governo Talibã do Afeganistão determinou a proibição das Artes Marciais Mistas (MMA) no país. De acordo com o documento e com informações da mídia local, a ordem foi emitida pela Polícia Moral do Afeganistão, que faz parte do Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, após uma investigação sobre a sua conformidade do esporte com a Lei Islâmica (Sharia).
– Foi descoberto que o esporte é problemático em termos de Sharia. Ele tem muitos aspectos que contradizem os ensinamentos do Islã. Portanto, foi decidido proibir as artes marciais mistas no Afeganistão – disse a autoridade esportiva do governo Talibã em uma declaração enviada à agência de notícias AFP.
Um oficial da autoridade esportiva do governo disse à mídia local que o MMA foi proibido em parte porque era considerado muito violento e representava um risco de ferimentos ou morte.
De uma maneira geral, as artes marciais são muito populares no Afeganistão. Nos Jogos de Paris 2024, quatro dos 11 afegãos que competiram nas Olimpíadas, seja na seleção nacional ou na equipe de refugiados, eram atletas de artes marciais.
O MMA, porém, proibido no Afeganistão, mas amplamente difundido no mundo, não é ainda reconhecido como um esporte olímpico, em parte, devido a preocupação com a segurança dos atletas.
Um dos mais populares esportes de combate do mundo, o MMA – que tem como base o wrestling profissional e o vale-tudo brasileiro, mas que recebe diferentes esportes, como jiu-jítsu, judô, boxe, muay-thai, caratê, taekwondo e kickboxing – permite o uso de diferentes técnicas e estilos de luta em um único duelo. Socos, chutes, técnicas de queda e submissão (no chão e em pé) são permitidas. Atualmente, diversas regras nas diferentes organizações que promovem os eventos profissionais visam preservar a segurança dos atletas.
No Afeganistão, o Talibã voltou ao poder em 2021 e aplicou uma interpretação restrita da Lei Islâmica. Recentemente, o governo ratificou uma lei de moralidade que formaliza muitas regras de comportamento e vestimenta, incluindo, que homens não podem usar shorts acima dos joelhos. No MMA, tanto homens quanto mulheres costumam usar shorts dentro do cage.