Comitê aprova criação dos Jogos Olímpicos de Esport

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a criação dos recém-anunciados Jogos Olímpicos de esports. Diferentemente do que acontece nos esportes tradicionais, o evento para games deverá ser realizado a cada dois anos a partir de 2025. Entre outros assuntos, discutidos na reunião às vésperas do início dos Jogos Olímpicos de Paris, os membros do Comitê Olímpico se debruçaram sobre o mercado de esportes eletrônicos e aprovaram, por unanimidade, a criação de evento olímpico específico para os games. Não houve votos contrários, nem abstenções.

Parceria com a Arábia Saudita

Os Jogos Olímpicos de eSports serão realizados com uma parceria do COI com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita. O país tem investido pesado nos esportes eletrônicos como uma forma de diversificar a economia, exportar sua cultura e tentar melhorar a imagem de seu regime internacionalmente.

Um exemplo disso é realização, entre julho e agosto deste ano, da primeira edição da autoproclamada Copa do Mundo de eSports em território saudita, depois de dois anos promovendo o Gamers8, com premiações milionárias. Segundo o presidente da Comissão de eSports do COI, David Lappartient, inicialmente esta parceria será de 12 anos. Neste período, os jogos sempre serão disputados no país do Oriente Médio.

Os sistemas de classificação para o evento ainda serão debatidos. Como os games de eSports são propriedade de desenvolvedoras, também será necessário incluí-las nestas discussões. O COI ainda informou que irá criar uma estrutura específica dentro da sua organização, separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos.

Foto: Wikipédia/Jogadores competindo em um torneio de League of Legends