1

CBF Social promove Festival do Futebol para alunos do Pro Paz

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do projeto CBF Social, promoveu o Festival do Futebol, no campo do Centro Esportivo da Juventude (Ceju), na terça-feira (18). A ação envolveu 80 alunos do Pro Paz nos Bairros. O projeto destaca a importância do esporte no campo de políticas públicas, principalmente aquelas voltadas para crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento da consciência crítica.

O Festival de Futebol da CBF Social reúne crianças de projetos sociais, centros olímpicos e escolas públicas nos Estados onde é realizado. Paralelamente à diversão, os alunos na faixa etária de 9 a 13 anos recebem orientações dos instrutores da entidade e de professores de Educação Física.

O projeto funciona com a metodologia da CBF Social. Além de trabalhar com os alunos, envolve estudantes de Educação Física. Com a Copa Verde em andamento, o CBF Social este ano inclui em sua metodologia o tema “Esporte e respeito ao meio ambiente”.

“Fiquei muito empolgado quando soube que era um trabalho da CBF com a gente e, ao mesmo tempo que brinquei, aprendi diversas coisas sobre o meio ambiente. Nós precisamos cuidar das árvores e dos rios, pra que as próximas gerações possam ver eles também”, contou Márcio Ícaro, 10 anos, aluno do Pro Paz nos Bairros do Polo Mangueirão.

“Eu não conhecia o trabalho do Pro Paz e achei muito interessante. Além disso, é muito bacana para o nosso curso aprender essa metodologia, envolver as crianças através do esporte a temas como conscientização ambiental. É algo que podemos levar para a nossa carreira”, destacou Fernando Filho, estudante de Educação Física da Universidade da Amazônia (Unama).

Parceria – Diogo Netto, gerente de Desenvolvimento Técnico da CBF Social, destacou a parceria com a Fundação Pro Paz. “Nós iniciamos essa parceria com o Pro Paz no ano passado, e estendemos neste ano. Nosso objetivo é levar para crianças e adolescentes de comunidades carentes essas atividades, e no Pro Paz encontramos um trabalho muito legal, que já é feito para esse público. Nós já passamos com este festival por 14 Estados, e é uma honra para nós que ele venha para o Pará, também. Este é o início de uma atividade que irá se estender ainda mais no próximo ano”, declarou o gerente.

“A CBF é uma grande parceira do Pro Paz. Para nós, é sempre muito importante oportunizar projetos como estes para os nossos alunos. O Pro Paz já trabalha a cultura de paz em nossas atividades. Então, unir o esporte à preservação ambiental vem para acrescentar à nossa linha. Além dos alunos terem aprendido bastante, nossos professores aprenderam também como envolver o esporte a temas como esse, como trabalhando a atividade pode-se trabalhar temas também”, explicou a coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Monica Altman.

Por Mayara Albuquerque
Fonte:Agência Pará


Was This Post Helpful:

0 votes, 0 avg. rating

Share:

admin

Leave a Comment