Início Esporte Corinthians recebe Grêmio em duelo que pode aliviar ou aumentar pressão no...

Corinthians recebe Grêmio em duelo que pode aliviar ou aumentar pressão no Brasileiro

17

Ainda com boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro mesmo enfrentando uma fase de oscilação, o Corinthians tem um jogo-chave nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena de Itaquera. A equipe de Fábio Carille receberá o Grêmio, vice-líder da competição, em confronto fundamental para não deixar o rival direto se aproximar da briga pela taça.

Pode-se afirmar até que o duelo pode aliviar ou aumentar a pressão sobre o time corintiano no Brasileiro.

A importância do jogo é explicada pelos números. O Corinthians lidera a competição com 58 pontos, enquanto o Grêmio aparece logo atrás, com 49. Se vencer, os paulistas vão abrir 12 pontos em relação ao adversário, isto restando somente nove rodadas para o fim da competição, o que exigiria da equipe gaúcha uma arrancada heroica para ficar com o título. Em caso de vitória tricolor, porém, esta distância diminui para seis pontos, apimentando a brica pela taça.

Apesar de saber da importância do jogo, o atacante Jô minimizou o efeito que ele terá para o torneio.

“Os próximos dez jogos são importantes. Temos que pensar jogo a jogo, seja com os adversários lá em cima ou com adversários lá embaixo. O Bahia, que está brigando para não cair, acabou nos vencendo [por 2 a 0, na Fonte Nova]. Temos que respeitar todos os adversários, independentemente de qual colocação estejam. É importante frisar que a gente tem uma vantagem, mas temos que ligar o alerta para poder melhorar. O campeonato é muito difícil, muito complicado. Temos um grande jogo pela frente e temos que erguer a cabeça”, projetou o atacante.

A boa notícia para o Corinthians é que a equipe tem apenas uma preocupação para escalar os titulares. Se recuperando de uma contratura muscular na coxa esquerda, o zagueiro Pablo ainda não sabe se terá condições de jogo. Caso ele não atue, Pedro Henrique seguirá na zaga. Além disso, o time terá um importante retorno para o confronto diante do Grêmio, já que o volante Gabriel volta ao time após cumprir suspensão por fazer gestos obscenos para a torcida do São Paulo no último clássico Majestoso. Ele deve ficar com a vaga que vinha sendo ocupada por Camacho.

Apesar dos poucos desfalques, o Corinthians tem um sinal de alerta ligado, já que tem seis atletas pendurados com dois cartões amarelos: Cássio, Balbuena, Pablo, Camacho, Rodriguinho e Jadson.

Pelo lado do Grêmio, a grande novidade será a presença do meia-atacante Luan no time. O técnico Renato Gaúcho faz mistério se o jogador irá começar a partida ou entrar no segundo tempo. Há quase dois meses sem atuar 90 minutos, o camisa 7 gremista precisa readquirir ritmo de jogo para estar 100% apto no duelo pela Libertadores.

Caso Luan inicie, a tendência é que o equatoriano Michael Arroyo fique como alternativa para o decorrer da partida. Desta forma, Fernandinho deve voltar para a extrema esquerda do campo, e o meia Ramiro, poupado no último treino, ficará direita.

A dupla Arthur e Jailson vai seguir formando a dupla de volantes. Na frente, o centroavante Lucas Barrios continua como referência no ataque. O sistema defensivo gremista não deve ter alterações, assim os titulares devem ser mantidos. Faltando uma semana para o confronto das semifinais da Libertadores, o zagueiro Pedro Geromel afirmou que o time vai entrar focado para sair com um resultado positivo.

“É um jogo muito difícil contra o time que está liderando o campeonato praticamente durante toda a disputa, mas a gente praticamente ficou na vice-liderança a maior parte das rodadas. Então, com certeza, vai ser um grande jogo. A gente vai fazer o nosso melhor. Falta um mês e meio para acabar o ano. Vamos fazer de tudo, como no último jogo, pois chega uma fase na competição que o mais importante não é jogar bonito, mas os resultados”, ressaltou.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X GRÊMIO

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 18 de outubro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Pedro Henrique(Pablo) e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Jailson, Ramiro, Fernandinho e Michael Arroyo (Luan); Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi

Fonte: Espn