Início Esporte Pará Canoagem do Pará ganha mais um núcleo em Senador José Porfírio

Canoagem do Pará ganha mais um núcleo em Senador José Porfírio

16

O Pará Aquático ganhou mais um polo de incentivo para a prática da canoagem no Estado, com a inauguração do núcleo no município de Senador José Porfírio, localizado na região de integração do Xingu. Essa é a terceira cidade a receber o projeto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Cerca de 80 atletas, de 13 a 18 anos, serão atendidos.

“Mais uma região está sendo contemplada com a implantação do Pará Aquático, que visa o desenvolvimento da canoagem de velocidade”, disse Renilce Nicodemos, secretária da Seel.

A cidade de Senador José Porfírio recebeu dez caiaques, dez remos, 12 coletes e três raias de 200 metros para a execução do projeto. O núcleo vai funcionar na Praia do Leme, em frente à cidade, às margens do rio Xingu. O município já havia sido núcleo do antigo projeto Navegar, que era realizado no Pará em parceria com o Ministério do Esporte.

“Ter mais uma vez o núcleo do projeto no nosso município será um auxílio na formação social de nossos adolescentes, além de formar novos atletas. Torcemos para que futuros campeões da canoagem sejam revelados aqui”, ressaltou Dirceu Biancardi, prefeito de Senador José Porfírio.

As inscrições estão sendo feitas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O projeto prevê aulas práticas e teóricas sobre fundamentos da canoagem e temas transversais, como ecologia, saúde, segurança e cidadania. As atividades no núcleo começam nesta terça-feira (3).

“Temos uma ligação cultural, econômica e de lazer com o Rio Xingu. Vejo no projeto uma forma de juntar o meu amor pelo rio com o esporte.  Espero me tornar uma grande atleta para ensinar também para crianças”, declarou Cliciane Caetano, 17 anos, aluna do núcleo.

Por Adriana Pinto
Fonte:Agência Pará