Início Pará UFPA amanhece de portões fechados em Belém nesta quinta

UFPA amanhece de portões fechados em Belém nesta quinta

21

Os portões da Universidade Federal do Pará, em Belém, amanheceram fechados nesta quinta-feira (14), Dia Nacional de Paralisação e Lutas em todo o Brasil. Em Assembleias Gerais realizadas pelos trabalhadores da UFPA e da Ufra, o Sindicato das Instituições de Ensino Superior (Sindtifes) decidiu participar dos protestos e mobilizações.

Em Belém, além das paralisações dos servidores nas duas universidade federais, será organizado um ato público na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Travessa Santo Antônio.

De acordo com o Sindtifes, em 2017, o custeio das universidades foi reduzido em R$ 1,7 milhões. Os investimentos tiveram queda de R$ 40,1 milhões. Para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a redução e contingenciamento comprometem a expansão, consolidação e funcionamento das instituições federais de ensino. Algumas universidades acumulam contas de anos anteriores e não conseguem fechar a conta, mesmo com 100% de liberação de recursos.

Fonte:G1
Foto: Aldeni Cordeiro da Costa/ Arquivo Pessoal