Início Pará Pará vai à 2ª fase da competição com quase 21 mil alunos

Pará vai à 2ª fase da competição com quase 21 mil alunos

9

Quase 21 mil alunos, de 517 escolas estaduais do Pará, realizarão no próximo sábado (16), às 14h30, a 2ª fase das provas da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os alunos classificados devem comparecer aos locais de provas escolhidos no ato da inscrição.

As provas serão aplicadas para mais de 900 mil alunos das redes pública e privada de ensino em todo o Brasil. A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e busca estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Os medalhistas da Olimpíada de Matemática ganharão também um Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), realizado por uma rede nacional de professores espalhados pelo país, e também no fórum virtual. O programa visa despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral, e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

No dia 22 de novembro será divulgado o resultado da Olimpíada 2017, com os nomes dos alunos que serão premiados em 2018.

Premiação – A premiação dos alunos do Pará que participaram da Obmep 2016 será realizada nesta quarta-feira (13), às 15 h, no Colégio Militar de Belém, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao quartel do 2º BIS. Serão premiados alunos e seus familiares, professores, diretores de escolas, representantes de secretarias Municipais de Educação, professores universitários e autoridades civis e militares.

A Escola Estadual de Ensino Médio Padre João Boonekamp receberá um kit de material didático. Oriundos de escolas públicas, quatro alunos conquistaram medalhas de bronze, e dois serão agraciados com a medalha de prata, em função do bom desempenho na Olimpíada de 2016.

Por Eliane Cardoso
Fonte:Agência Pará