Início Esporte Pará Pará já tem seus representantes nos Jogos Escolares da Juventude

Pará já tem seus representantes nos Jogos Escolares da Juventude

371

O último dia de competição dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), neste domingo, 10, no município de Castanhal, foi marcado por muita garra, força e emoção. Os estudantes disputaram as últimas vagas para representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal, categoria B (15 a 17 anos), no masculino e feminino.

As equipes vencedoras representarão o estado do Pará na competição nacional, que ocorrerá no Distrito Federal, no período de 16 a 24 de novembro. A competição é o maior evento esportivo estudantil do Brasil e reúne atletas de todos os estados do país.

O domingo começou com as partidas de basquete. No feminino, o jogo foi entre as estudantes de Belém, representando o Colégio Santa Madre, e o time da Escola Estadual Leonardo Negrão, de Abaetetuba. As equipes fizeram um bom jogo e a equipe de Belém ficou com a vaga. No masculino, a disputa foi entre a Escola Estadual Marino Contti, do município de Mãe do Rio, e Colégio Santa Rosa, de Belém. Os meninos de Belém venceram pelo placar de 62 a 20.

Nos jogos de handebol, as Escolas Estaduais Dionízio Bentes, de Rondon do Pará, e Maria Câmara Paes, de Breves, participaram das duas partidas mais emocionantes desta final. No feminino, o jogo foi acirrado do início ao fim, ponto a ponto, e faltando 30 segundos para terminar, o placar estava empatado, então Rondon fez uma bela jogada, conseguiu marcar e venceu a partida por 17 a 16.

“Não estou acreditando que conseguimos é um sonho que está se realizando. Eu estou competindo pela primeira vez na Estadual e já vou representar o Pará em Brasília, estou muito emocionada com tudo isso”, destacou Rebeca Gomes, de 15 anos, ponta direita da equipe de Rondon.

Antônio Fernandes, técnico do time e professor de Educação Física da Escola Dionízio Bentes, falou sobre a importância da vitória e dos desafios encarados. “Estou muito feliz por mais uma vez podermos representar o Pará, mas este ano essa vitória tem um sabor diferente. Tivemos um ano muito difícil, a equipe é muito jovem, muitas estão aqui competindo pela primeira vez, o que tornou tudo mais complicado, mas com muita força chegamos à final e levaremos a medalha para casa”.

No handebol masculino, a partida também foi muito disputada, com nível técnico muito parecido. Os alunos marajoaras da Escola Estadual Câmara Paes e os estudantes belenenses do Colégio Sucesso fizeram um jogo de tirar o fôlego, mas Belém levou a melhor e venceu Breves pelo placar de 19 a 18.

No vôlei feminino, o Colégio Impacto, de Belém, venceu a Escola Municipal Francisco Nunes, de Maracanã, por 2 sets a 0. No vôlei masculino, os atletas da Escola Estadual Paulinho de Brito, do município de Portel fizeram uma boa partida, mas perderam a vaga para o Colégio Ideal da capital paraense pelo placar de 2 sets a 0.

No futsal feminino, a final foi entre as competidoras de Salinópolis, da Escola Estadual Miguel Santa Brígida, e as jogadoras de Belém, do Colégio Santa Madre. O primeiro tempo de jogo foi bem disputado, mas no segundo tempo as atletas de Belém surpreenderam e venceram por 7×0. Apesar da derrota, as estudantes de Salinópolis acreditam que darão a volta por cima e voltarão mais fortes no próximo ano.

“Nosso time enfrentou muitas dificuldades para chegar até aqui, pensávamos que não iríamos passar nem para as finais, mas aqui estamos. Isso tudo mostrou como somos capazes, treinaremos forte para que ano que vem sejamos campeãs”, frisou Gabriele Carvalho, de 16 anos, atacante da equipe de Salinópolis.

No futsal masculino, a final foi entre a Escola Estadual Presidente Kennedy, de Vigia, e o Colégio Santa Rosa, de Belém. Os jogadores de Belém venceram por 3 x 0.

Transmissão 

A TV Cultura do Pará transmitiu mais de nove horas de jogos ao vivo das finais dos Jogos Estudantis do Pará (Jeps), direto do Ginásio de esportes Loyola Passarinho, em Castanhal. Durante a exibição inédita das partidas, as torcidas foram animadas pelas batidas do Dj Zek Picoteiro e show do rapper Pelé do Manifesto, que trouxe batalha de b-boys ao local.

“Foram mais de nove horas de transmissão e um grande desafio para a equipe, mas a gente cumpriu o dever de mostrar, pela primeira vez, essa festa linda, destacando as atuações dos atletas e dando oportunidades porque muitos atletas daqui já competem profissionalmente. É muito bacana ver as revelações e os atletas despontando”, destaca Paloma Andrade, coordenadora de produção da TV Cultura do Pará.

No total, mais de 30 profissionais da Rede Cultura de Comunicação foram envolvidos na transmissão, que começou às 8h da manhã e finalizou por volta das 17h, com cobertura das mídias sociais da Cultura.

“Ficamos muito felizes pela TV Cultura abraçar o JEPs e transmiti-lo para vários municípios nessa parceria inédita. Quando nós informamos para os atletas, professores e gestores, todos ficaram muito entusiasmados com essa transmissão, com a repercussão dos times. Foi uma parceria de muito sucesso para todos”, explica Ana Glória Guerreiro, diretora geral do JEPs, destacando que a competição é realizada há 59 anos no Pará e é a segunda mais antiga do Brasil.

Por Eliane Cardoso
Fonte:Agência Pará