Início Esporte Pará Castanhal sedia primeira edição dos JEPs no interior do Pará

Castanhal sedia primeira edição dos JEPs no interior do Pará

76

A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), realizada na noite de quarta-feira (06), reuniu atletas e autoridades no Ginásio Loyola Passarinho, em Castanhal (Região Metropolitana de Belém), primeiro município do interior a receber o evento. O grupo “Sementes do Ritmo” fez uma apresentação especial, seguida do juramento dos atletas, conduzido pela estudante castanhalense Laila de Oliveira. O atleta Juan Daniel Silva acendeu a pira olímpica.

Os jogos, realizados até o próximo domingo (10), devem reunir cerca de 750 atletas, de 25 municípios, que disputam as modalidades vôlei, basquete, handebol e futsal, na Categoria “B” (15 a 17 anos). Os estudantes vão competir em busca de uma vaga para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), evento que ocorrerá entre os dias 16 e 24 de novembro próximo, em Brasília (DF).

A atleta Irlana Aleixo, 16 anos, enfrentou quase 12 horas de viagem para participar da competição. Ela saiu de Curralinho, município do Arquipélago do Marajó, na noite de terça-feira (5), passou por Belém e chegou a Castanhal na manhã da quarta-feira (06). Mesmo após todo o esforço e cansaço, ela e sua equipe garantem que vão lutar pela vaga para a edição nacional dos jogos escolares. “Apesar de demorarmos muito para chegar, do cansaço e noite mal dormida, vamos fazer de tudo para conquistarmos essa vaga. Mas já estamos muito felizes por estar aqui”, disse Irlana, que integra a equipe de futsal da Escola Estadual Manoel Vera Cruz.

Assim como Irlana, Tauã Martins, 16 anos, fez uma longa viagem até Castanhal. Atleta de handebol da Escola Estadual Dionizia Bentes de Carvalho, localizada no município de Rondon do Pará (na região sudeste), ele acredita que sua equipe pode conquistar mais um título, e seguir firme para a etapa nacional.

O secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto da Silva, destacou a importância do evento. “Estamos conseguindo promover cidadania por meio da educação e do esporte. Com as ações do Pacto pela Educação (programa do governo estadual), temos tido êxito em muitos dos nossos trabalhos, como este, que conta com o apoio da Prefeitura de Castanhal. Torcemos para que os alunos possam representar muito bem os seus municípios, e futuramente representar o nosso Estado na etapa nacional”, disse o gestor.

Novidade – Ana Glória Guerreiro, coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc, declarou que é “muito gratificante realizar por mais um ano os JEPs. Neste ano, especialmente, foi tudo muito intenso e diferente, pois pela primeira vez conseguimos realizar a etapa estadual fora de Belém. Somos testemunhas do trabalho que deu, mas o resultado está sendo muito bom. Os  alunos e professores estão gostando muito da novidade, e isso é o que mais importa”.

O prefeito de Castanhal, Pedro Coelho da Mota (PPS), frisou a importância de seu município sediar os JEPs. “Eu estou muito feliz e honrado em poder sediar os jogos, pois sei o quanto o esporte é importante e como pode mudar a vida dos jovens, fazendo com que cresçam na vida e no espírito, como pessoas honradas e humanas. Que saiam todos vitoriosos da competição!”, declarou.

O secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, participou do evento e enfatizou a importância dos jogos para a vida dos estudantes, e também como oportunidade para que os atletas representem o Pará nos jogos nacionais.

Os JEPs são organizados pelo NEL, com apoio da Prefeitura de Castanhal, Rede Cultura de Comunicação e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A final da competição, no domingo, terá transmissão ao vivo pela TV Cultura, a partir de 8 h.

Por Eliane Cardoso
Fonte:Agência Pará