Início Pará Emater apresenta a diversidade rural em duas feiras

Emater apresenta a diversidade rural em duas feiras

158

A diversidade de atividades produtivas desenvolvidas na região nordeste do Pará será apresentada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) durante a 49ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), que será realizada de 2 a 9 de setembro, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município.

A programação inicia neste sábado com portão aberto para a Grande Cavalgada e Desfile Rural, às 8 horas. No domingo, 3, também com portão aberto, às 20 horas, haverá a abertura oficial da 49ª Expofac, 11ª Berrofest e do Modelo Rural que a Emater montou em uma área de dois hectares dentro do espaço da exposição.

Os milhares de visitantes esperados na 49ª edição da Expofac poderão ver no Modelo Rural muitas atividades da produção familiar de alimentos, com mostras e vendas de produtos da apicultura (criação de abelhas), piscicultura (criação de peixes), avicultura (criação de aves), horticultura (cultivo de hortaliças), mandiocultura (cultivo de mandioca e subprodutos), floricultura (cultivo de flores ornamentais).

O espaço terá, ainda, a exposição de orquídeas e de plantas medicinais, cultivos de hortas em pequenos espaços, entre outras atividades; regado a muita programação cultural no espaço próprio de apresentações culturais do Modelo Rural.

Monte Alegre

A Emater também montou um estande na XXII Exposição Feira Agropecuária de Monte Alegre (Expofama). A estrutura, feita de barro circundado com taboca de bambu e coberto de palha, representa as casas antigas dos pequenos agricultores e pescadores do município e região. A Expofama foi aberta nesta quinta-feira, 31, e segue até domingo.

A Emater apoia o evento promovido pelo Sindicato Rural de Monte Alegre e também expõe algumas atividades desenvolvidas em prol da agricultura familiar na região. O estande reproduz espaços de convivência dos pequenos produtores e a “hortinha da vovó”, um poço artesiano, um minissistema de irrigação e canteiro de plantas medicinais, mostrando uma variedade de produtos da agricultura familiar, no qual o limão é o maor destaque.

Produtor de plantas ornamentais e medicinais assistido pela Emater, Nicolau Barreto, levou seus produtos para a feira, assim como outros produtores. O estande apresenta, ainda, uma produção artesanal diversa realizada por produtores da Associação de Remanescentes de Quilombos do Peafu.

Por Edna Moura
Fonte:Agência Pará