Início Pará Iasep disponibiliza teste da orelhinha para recém-nascidos

Iasep disponibiliza teste da orelhinha para recém-nascidos

56

Ouvir é um dos sentidos que permitem ao ser humano perceber e comunicar-se com o mundo a sua volta. Realizado com a finalidade de diagnosticar a saúde auditiva dos bebês, o “teste da orelhinha” é coberto pelo plano do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e pode ser realizado ainda na maternidade, de preferência até o terceiro dia de vida do bebê, de forma a garantir o desenvolvimento pleno da criança.

O teste acusa eventuais anormalidades na região do ouvido. Se o bebê não apresentar o desempenho esperado precisa ser encaminhado para avaliação de um otorrinolaringologista’’, explica a médica Maria Alice Miranda, da Coordenadoria de Saúde do Iasep. Especialista em neonatologia, ela explica que a duração do exame varia entre 5 e 10 minutos e que não há qualquer contra-indicação nem incômodo ao bebê.

A médica explica que o exame consiste na colocação de uma espécie de fone de ouvido na orelhinha do neném, que emite estímulos sonoros, enquanto um aparelho registra a resposta auditiva, com o objetivo de medir o som captado. Maria Alice alerta para a importância da prevenção e consequências futuras de perdas precoces que possam influenciar no aprendizado da linguagem.

“O recomendado é não deixar ultrapassar 28 dias para realização do teste, contando a partir do nascimento, pois o bebê começa a diminuir seus períodos de sono e tem a atividade motora aumentada, o que interfere na execução do exame’’, orienta a médica. De acordo com a legislação, todos os bebês devem ser submetidos a este exame, ainda na maternidade.

Serviço: Mais informações sobre os exames com cobertura pelo Iasep na Central dos Segurados (Avenida Gentil Bittencourt, nº. 2175 – Bairro de São Brás), de 8h as 15h, ou pelos telefones (91) 3366-6119 / 6152.

(Colaboração: Ana Luiza Pinto)

Por Ettiene Angelim
Fonte:Agência Pará