Início Brasil Grupo ocupa área externa do Incra por reforma agrária e crédito de...

Grupo ocupa área externa do Incra por reforma agrária e crédito de habitação

39

Um grupo de manifestantes sem-terra ocupou a área externa do prédio do Incra, em Brasília, na manhã desta terça-feira (8). Eles integram a Frente Nacional de Luta (FNL) e pedem reforma agrária e crédito para financiar habitação para pessoas de baixa renda.

Na avaliação dos organizadores, o protesto envolveu 800 pessoas. A PM diz que são cerca de 450. Os manifestantes começaram a chegar às 5h da manhã. Até as 8h30, a manifestação seguia pacífica e não havia tentativa de invasão.

Os manifestantes barracas, colchões, cobertores e montaram uma cozinha comunitária. Não há previsão de quando o acampamento será desmontado.

Coordenador da FNL, Rainer Ribeiro diz que o intuito é cobrar celeridade na reforma agrária e novas pautas, como moradia nos assentamentos com crédito do programa Minha Casa Minha Vida para pessoas de baixa renda.

“Nossa demanda na pauta urbana é que se faça habitação popular da faixa 1 para o pessoal pagar menos de R$ 400 por mês. A gente também quer dialogar com o Ministério das Cidades e com o da Integração. O projeto habitacional que existe hoje não é pra baixa renda, é pra média ou acima.”

Fonte:G1
Foto: Bianca Marinho/G1