Início Pará Operação combate o descarte irregular de entulhos em Belém

Operação combate o descarte irregular de entulhos em Belém

47

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (02) a operação Hígia, nome em alusão à deusa grega da saúde, sanidade e limpeza, para combater o crime de descarte irregular de resíduos sólidos (entulho) em diversos pontos de Belém.

Por volta das 11 horas, uma equipe de policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) flagrou o momento em que uma grande quantidade de lixo era despejado por um caminhão basculante (caçamba) em uma via pública, na estrada de acesso ao residencial CDP, às proximidades da Passagem da Eletronorte, no bairro de Val-de-Cans. Duas pessoas que estavam no veículo foram presas e conduzidas à sede da Dema para serem autuadas por crime ambiental.

Segundo a delegada Juliana Cavalcante, responsável pela lavratura do flagrante, o local onde os resíduos eram despejados é conhecido, na área do residencial, como “Lixão da CDP”, por se tratar de um local onde muito lixo é despejado ilegalmente. Ela explica que a operação foi realizada a partir de um mapeamento que vem sendo feito ao longo deste ano, pela Dema, em mais de 100 pontos críticos de descarte irregular de lixo na capital paraense.

Diante disso, foi feita uma investigação para flagrar os responsáveis pelo crime. “Eles foram surpreendidos fazendo o despejo de entulho. Ambos foram autuados em flagrante e responderão pelo crime de poluição ambiental, em razão do lançamento irregular de resíduos sólidos ser considerado inafiançável na Polícia”, detalha a policial civil.

A delegada ressalta que, no decorrer de todo o mês a Dema dará ênfase à repressão desse tipo de crime ambiental, em razão do Dia Mundial de Combate à Poluição, comemorado em 14 de agosto.

Por Walrimar Santos
Fonte:Agência Pará